Thursday, April 7, 2011

Eles Eram Muitos Cavalos – Luis Ruffato

“A chupeta suja, de bico rasgado, que o bebê mordiscava, escapuliu rolando por sob a irmãzinha de três anos, que, a seu lado, suga o polegar com a insaciedade de quando mamava nos seios da mãe. O peitinho chiou o sono inteiro e ela tossiu e chorou, porque o cobertor fino, muxibento, que ganharam dos crentes, o irmãozinho de seis anos enrolou-se nele.” (9 Ratos)

Quando eu estava no Brasil eu vi mais chupetas naqueles dois anos que o resto da minha vida nos Estados Unidos. Eu vi tantos palatos tortos por causa de chupá-las demais e chupar o polegar também. Eu aprendi em uma classe de nutrição que quando as mães não são bem nutridas que não faz com que o leite delas não tenha menos nutrição mas faz com que produz menos. Então não tem leite má mas tem menos leite. A barriga das crianças nunca se enche e continua com sede. Nunca satisfaz o apetite das crianças. Isto é um problema grande no Brasil. A mães não se cuidam e são as crianças que pagam o preço. A chupeta só engana as crianças, não ajuda que qualquer forma real. A chupeta pode representar os esforços atuais do governo e outros programas caritativos. Não ajudam com o problema real, só escondem o problema por dar um pouco de alívio temporário.

No comments:

Post a Comment